Make your own free website on Tripod.com
MINISTÉRIO LINHO FINO - ESBOÇO BÍBLICO
O EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO LUCAS
Home
BENEFÍCIOS ADVINDOS DO ESTAR EM CRISTO
ÁGUAS QUE BROTAM DO TEMPLO
O PERFIL DE UM PAI IDEAL
AGENTES DA RESISTÊNCIA
LEVANDO A SÉRIO MINHA JUVENTUDE
RELACIONAMENTO FAMILIAR: BENÇÃO OU MALDIÇÃO, VOCES ESCOLHEM
A IGREJA DOS SONHOS DE DEUS
CONVERSÃO DE PAULO, SUA VISÃO E MISSÃO
CONVERSÃO DE PAULO SUA VISÃO E MISSÃO
JESUS CRISTO É DEUS! - A DIVINDADE DE JESUS CRISTO
QUEBRANDO O PARADIGMA DA FALSA
O EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO LUCAS
PEDIR OU BUSCAR, O QUE É MAIS IMPORTANTE PARA ALCANÇAR A MINHA VITÓRIA?
TEMA: VERDADES E MENTIRAS MAIS COMUNS SOBRE CASAMENTO
CONFIANÇA
LUTANDO PELA MINHA COROA
DECISÕES SENSATAS
AS MINAS DO SENHOR
SERMAÕ DA MONTANHA - CAPÍTULO 7
O TESOURO DAS BEM-AVENTURANÇAS
CARACTERÍSTICAS DA MULHER VIRTUOSA
FIDELIDADE, UMA FONTE DE VITÓRIA NA VIDA DO CRENTE
O DERRAMAR DO ESPÍRITO SANTO
COMO DESTRUIR AS FORTALEZAS DE SATANÁS
CONQUISTADORES DE ALMAS
CUIDADO COM OS BODES
QUAL O RUMO DA TUA VIDA?
IRREPREENSÍVEL
A VIDA E O MINISTÉRIO DOS PROFETAS
PEDIR OU BUSCAR, O QUE É MAIS IMPORTANTE PARA ALCANÇAR A MINHA VITÓRIA?
O CRISTÃO E A SUA SEXUALIDADE

 

O EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO LUCAS

LIÇÃO No. 03


OS ENSINOS E DOUTRINAS DE JESUS(PARTE 02)


1 - SOBRE OS RICOS(6:24-26)
    Ai, no grego: ouaí, sinal de dor ou desagrado, é o contrário de bem aventurança(21-23). A riqueza, a fartura, o prazer e o louvor do mundo material(I Jo. 2:15-17) só poderão recompensar com desventura aqueles que os buscam(Tg. 5:1-6). Por isso Jesus disse, repetidas vezes, que o Seu Reino não é desse mundo. Aquele que busca acumular tesouros nesse mundo está investindo em fundamentos que não são eternos. O Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo(Rm. 14:17). Neste texto verificamos um paralelo com as bem aventuranças(Mt. 6:31). Bem aventurados os que tem fome e sede de justiça.... Jesus reafirma que o verdadeiro tesouro é espiritual, e não carnal, não desse mundo.

2 - SOBRE A VINGANÇA(6:27-31)
    Aqui Jesus confronta, nitidamente, os ensinos da Lei Mosaica. Lá era olho por olho e dente por dente, em Seu ensino ele nos revela que devemos tratar nossos inimigos e perseguidores com compaixão e misericórdia.    Jesus é a essência da manifestação do amor divino. Ele estava mostrando aos seus discípulos que o mal deve ser pago com o bem e que o amor é a melhor resposta, nunca a vingança. Esse princípio é confirmado nos ensinos  paulinos e joaninos(Rm. 5:8 e I Jo 4:10).

3 - SOBRE O AMOR AO PRÓXIMO(6:32-36)
    Aqui são ressaltadas a importância do amor e da misericórdia que o cristão deve manifestar, em seu caráter, diante de todos os homens. O amor genuíno é a base para todas as relações sociais(Gl 5:14; I Pe 1:22). A recompensa de que Jesus está falando refere-se à graça que já recebemos de nosso Pai. Para essa graça e o seu perdão terem efeito em nossas vidas, precisamos praticar o amor inserido em nosso caráter pelo Espírito Santo. Tanto a recompensa quanto o Galardão, salário(Mt. 5:46), são a paga pela possibilidade de fazermos o bem, algo que só o Espírito santo pode produzir no homem, pois a natureza humana é tendenciosamente má.
    Quando emprestarmos algo a alguém, devemos faze-lo sem esperar pagamento. Deus é fiador do cristão. Sabemos que essa tarefa não é fácil como parece. O dinheiro tem sido um deus(Mamom) na vida de muitos crentes. Dívidas podem separar bons amigos e até irmãos. Tudo que é feito com um amor cristão altruísta, é investimento garantido com juros, um grande galardão. Sereis filhos do Altíssimo..., isto é, mostrareis o vosso parentesco divino(Mt. 5:9). Eis uma boa forma para que os homens vejam as obras de deus em nossas vidas. Se você nunca passou pela experiência de perdoar a dívida de alguém, ainda não teve a oportunidade de verificar a ação divina, na vida do seu devedor, ao descobrir na tua vida o amor de Deus.
   Um bom conselho: Procure emprestar o que você tem sobrando, nunca o que você não tem, caso a pessoa não tenha como  pagar a dívida, você não ficará em apertos e dificuldades, tendo que cobra-la.  Dessa forma você poderá ser paciente e deixar que Deus trabalhe na interioridade de ambos. Também será uma boa oportunidade de por em prática o ensino do Nosso Mestre: Emprestar sem esperar receber.

4 - SOBRE O JULGAMENTO PRECIPITADO(6:37-38)
    Julgueis. No sentido de censurar com o propósito de destruir a reputação e levar ao desprezo o caráter de outrem. O julgamento dos motivos e a vingança pertencem a Deus(Rm 12:19). O perdão, em vez da condenação, revela o verdadeiro amor em ação.
    Boa medida, recalcada, sacudida, transbordando. Jesus extraiu esse exemplo, através de uma figura de linguagem, da prática do mercador oriental de cereais, que enche a medida do seu freguês o mais que pode até que os grãos transbordem. Ele ressalta a importância de sermos generosos, pois mais bem aventurado é dar que receber(At. 20:35), tanto para o necessitado que receberá com gratidão, e louvará a Deus, quanto para o doador que receberá bênçãos de Deus em medida transbordante.

5 - SOBRE OS FRUTOS DA VIDA CRISTÃ(6:43-45)